sexta-feira, 20 de março de 2015

Berinjela de forno ao estilo do Renato


Oi gente, hoje vou ensinar a vocês como fazer uma berinjela ficar muito gostosa. Confesso, não sou a maior fã de berinjela do mundo, mas essa maneira de prepará-la a deixa com um sabor delicioso e com uma maciez incrível, e como disse um cliente meu uma vez “nem parece berinjela!” rs.
Essa receita eu aprendi com meu companheiro Renato, que também é cozinheiro, e um excelente cozinheiro. Costumamos fazer esse prato em festas, churrascos e aniversários, pois combina muito bem com pão e serve como uma entrada, além de agradar enormemente nossos amigos vegetarianos, que são muitos.
Ela é simples de preparar e o resultado vai agradar até os mais céticos em relação ao bom sabor e textura da berinjela. Vamos lá:

1 kg de berinjela cortada em tiras grossas
500 g de pimentão fatiado
500g de cebola fatiada
300 ml de vinagre
400 ml de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
* pimenta jamaicana e pimenta calabresa também combinam.

Corte as berinjelas com casca em tiras grossas. Fatie o pimentão e a cebola. Em uma bacia junte a berinjela, o pimentão e a cebola já cortados, acrescente o vinagre, o azeite e os temperos. Misture bem. Leve a mistura a uma assadeira, tampe com papel alumínio e leve ao forno. Deixe assando por aproximadamente 1 hora a 200°C. Espere esfriar e leve à geladeira. Sirva frio.

Agora algumas dicas para seu prato ficar perfeito:
- É bom cortar a berinjela por último, quando já for misturar os temperos, pois em contato com o ar ela escurece.
- Os temperos são a gosto, eu acho que a pimenta jamaicana combina muito bem, e a pimenta calabresa dá um picante a mais. Mas você pode acrescentar os temperos que quiser, ou os que você tiver em casa.
- O pimentão pode ser de qualquer cor, eu uso sempre o verde, pois acho que seu sabor é mais acentuado, mas vai do paladar de cada um.
- Ao longo do processo de cozimento, aconselho que tire a forma do forno umas quatro vezes, para experimentar o tempero e verificar se o preparo ainda está úmido. Caso esteja seco é só acrescentar mais azeite e vinagre, para não grudar no fundo.
- O tempo de preparo varia muito de forno para forno, mas é uma média de uma hora, ou até perceber que todos os vegetais já estão bem macios, e a berinjela levemente escura.
- Sirva frio e tenha um excelente antepasto. Caso sobre, não precisa jogar fora, guarde em potinhos de vidro esterilizados e em geladeira, como é feito com azeite e vinagre que são ótimos conservantes sua durabilidade é alta.

Espero que, com essa receita, a berinjela faça mais parte de seus cardápios do dia-a-dia, e, claro, espero que gostem.
Um beijo, um queijo, e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário